Em meio a desafios econômicos e políticos que vêm afetando o setor de turismo, os Estados Unidos estão apostando em um calendário robusto de eventos para 2026 como estratégia para atrair visitantes internacionais e aquecer a economia.
A celebração dos 250 anos da independência americana, o centenário da Rota 66 e a tão aguardada Copa do Mundo de Futebol figuram entre os principais atrativos que devem movimentar o país no próximo ano.
As oportunidades e desafios do setor foram tema da IPW, a maior feira dedicada ao turismo dos Estados Unidos, realizada em junho, em Chicago.
O evento reuniu mais de cinco mil profissionais de 64 países e foi palco para o lançamento da nova campanha promocional do país, batizada de “America the Beautiful”, que reforça as belezas naturais e a autenticidade cultural norte-americana.
Independência, cultura e história em destaque
O ponto alto das celebrações de 2026 será o 250º aniversário da independência dos Estados Unidos, com festividades previstas em todo o território, especialmente entre junho e julho. Filadélfia, berço histórico do país, se destaca na programação com eventos que resgatam o legado dos “pais fundadores”, responsáveis pela assinatura da Declaração de Independência.
Além das tradicionais cerimônias e festividades cívicas, a cidade será palco da exposição “A Nation of Artists”, que reunirá obras de grandes nomes da pintura e escultura americana nos renomados Pennsylvania Academy of the Fine Arts e Philadelphia Museum of Art, famoso por ser cenário do clássico filme Rocky, o Lutador.
E para unir esporte e patriotismo, a cidade ainda receberá um dos jogos da Copa do Mundo de Futebol justamente no dia 4 de julho, o que promete ser um dos pontos altos do ano.
Copa do Mundo movimenta cidades-sede e vizinhas

Imagem: John Moore/AFP
A Copa do Mundo da FIFA de 2026, que será coorganizada por Estados Unidos, México e Canadá, deve trazer um fluxo massivo de turistas para o território norte-americano. Ao todo, 11 cidades dos EUA sediarão partidas do torneio, o que movimenta tanto as metrópoles envolvidas quanto cidades vizinhas.
Miami, por exemplo, espera um grande número de visitantes, o que já tem mobilizado regiões como Fort Lauderdale, Tampa e St. Petersburg, que trabalham para oferecer opções de lazer e hospedagem para os turistas que acompanharão o torneio.
Na Costa Oeste, Los Angeles já colhe os frutos da preparação para a Copa e também para as Olimpíadas de 2028. Uma das obras mais aguardadas, o LAX/Metro Transit Center, terminal que conecta o Aeroporto Internacional de Los Angeles à rede de metrô, foi finalmente concluída no início de junho, facilitando o deslocamento dos visitantes.
100 anos da Rota 66: o espírito americano na estrada
Outro marco histórico em 2026 será o centenário da Rota 66, uma das estradas mais emblemáticas do mundo, que atravessa o país de Chicago a Santa Monica, na Califórnia. A icônica rodovia, símbolo da liberdade e do espírito aventureiro americano, será celebrada com eventos, festivais e caravanas de carros e motos entre os meses de abril e novembro.
Ao longo dos 3.940 km da rota, turistas encontrarão uma combinação de cenários nostálgicos, postos de gasolina vintage e atrações turísticas pitorescas que mantém viva a aura da mítica estrada.
Tecnologia e inovação para facilitar a experiência
Como parte dos esforços para atrair visitantes, a campanha “America the Beautiful” também aposta na tecnologia. Um dos destaques é a plataforma digital americathebeautiful.com, que conta com recursos de inteligência artificial, permitindo que turistas organizem roteiros personalizados, tirem dúvidas sobre burocracia e conheçam mais sobre as atrações, tudo disponível em diversos idiomas, incluindo o português.
Com um calendário recheado de eventos históricos e esportivos, os Estados Unidos esperam, em 2026, virar a página das crises recentes e retomar o protagonismo no turismo internacional.
As informações são do jornal O Globo.