O Sistema Único de Saúde (SUS) se destaca por oferecer serviços de saúde gratuitos à população, incluindo a distribuição de métodos contraceptivos. Se você tem dúvidas sobre como acessar esses métodos pelo SUS, continue a leitura para mais informações.
Quais contraceptivos o SUS oferece?
O SUS disponibiliza diversos métodos contraceptivos para atender a diferentes necessidades. Entre eles estão:
- Camisinhas (feminina e masculina);
- Anticoncepcional oral combinado (pílula);
- Minipílula;
- Pílula do dia seguinte;
- Anticoncepcional injetável (mensal e trimestral);
- Diafragma;
- DIU de cobr;e
- Laqueadura;
- Vasectomia.
Além desses, o SUS começará a oferecer o Implanon, um implante contraceptivo subdérmico, a partir do segundo semestre de 2025.
Como ter acesso aos métodos contraceptivos do SUS?
Para obter contraceptivos pelo SUS, siga estas etapas:
- Agendamento de consulta: agende uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) local. Um médico ou enfermeiro discutirá suas opções contraceptivas.
- Receita e orientações: após a consulta, você receberá uma receita e instruções detalhadas sobre o uso do método escolhido.
- Retirada do Método: com a receita, retire o contraceptivo na UBS. Métodos como o diafragma e o DIU de cobre são aplicados por profissionais capacitados..
Por que escolher o SUS para contraceptivos?
Os motivos para optar pelo SUS incluem:
- Gratuidade: métodos oferecidos sem custo.
- Acompanhamento médico: suporte contínuo de profissionais da saúde.
- Diversidade de métodos: opções para diferentes necessidades e preferências.
Conscientizar-se sobre o acesso aos métodos contraceptivos pelo SUS permite planejamentos familiares eficazes e o exercício do direito à saúde reprodutiva. Visite a UBS mais próxima e informe-se sobre as opções disponíveis.
Para saber mais sobre o transporte de contraceptivos e outros medicamentos termolábeis, o Guia Mais oferece informações essenciais.



