Nesta quinta-feira (03), o brasileiro e atual campeão do mundo de Tênis de Mesa, Hugo Calderano, foi impedido de participar de um torneio em Las Vegas, EUA, e não participará do o WTT Grand Smash.
Calderano foi barrado na imigração norte-americana devido a uma regra de 2015, que impede a entrada de pessoas que visitaram Cuba nos últimos cinco anos. Em 2023, Calderano competiu em Cuba, resultando em sua proibição recente.

Escolha a trilha ideal
Por que Hugo Calderano foi impedido de entrar nos EUA?
A decisão de bloquear a entrada de Calderano se baseia em uma diretriz de 2015. Esta regra estipula que estrangeiros que visitaram Cuba nos últimos cinco anos necessitam de autorização especial para entrar nos EUA.
Calderano esteve em Cuba em 2023 para competir, o que o tornou inelegível sem autorização. Este caso ressalta o impacto das diretrizes de imigração em eventos esportivos globais.
Segundo a Globo, assessoria de Calderano tentou contornar a situação e obter um visto regular emergencial para que ele pudesse disputar um campeonato em Los Angeles, a partir de sexta-feira, mas não obteve sucesso sucesso.
Ao UOL, Calderano disse:
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”.
O mesatenista tentou entrar nos EUA usando o programa de isenção de visto, válido para cidadãos de 42 países, entre eles Portugal, do qual possui passaporte. O Brasil não faz parte da lista.
O programa permite estadias de até 90 dias a passeio ou negócios, mediante preenchimento do formulário ESTA. No entanto, quem visitou países como Cuba, Irã, Iraque ou Coreia do Norte após datas específicas perde o direito ao benefício.
Calderano esteve em Cuba em 2023, disputando o Pan-Americano e o Pré-Olímpico de Tênis de Mesa.