Você já ouviu falar que colocar o celular molhado no arroz é a solução perfeita para remover a umidade? Bem, este é um dos mitos mais comuns, mas sem comprovação científica. Vamos descobrir por que essa prática não é a melhor escolha e o que realmente funciona quando acontece um acidente com água.
Por que o arroz não é a solução para o celular molhado?
A ideia de usar arroz para secar eletrônicos vem da propriedade do grão de absorver umidade. No entanto, ele não alcança partes internas onde a água se infiltra. As informações são da Canaltech. Além disso, o arroz pode deixar resíduos de amido que complicam ainda mais o problema. Então, o que fazer para salvar seu valioso dispositivo?
O que fazer se o celular cair na água?
- Desligue imediatamente: Assim que o aparelho entra em contato com a água, desligue-o para evitar danos elétricos.
- Remova capas e acessórios: Tire capas, cartões SIM e tudo que estiver conectado.
- Seque-o externamente: Utilize um pano seco e macio para retirar o excesso de água.
- Utilize sílica gel ou deixe arejar: Ao invés do arroz, pacotes de sílica são mais eficazes para desumidificar. Deixe o aparelho em um local arejado como alternativa.
Colocar celular no arroz é mito ou funciona?
O uso do arroz é mais um mito do que uma solução eficaz. A alternativa mais segura é buscar ajuda profissional para reparos.
Existe algum risco ao usar arroz no celular molhado?
Sim, além de não resolver o problema completamente, você pode danificar ainda mais o aparelho. O arroz não chega na parte interna e a umidade pode comprometer componentes eletrônicos, sem contar os indesejáveis resíduos.
Como prolongar a vida útil do celular?
Prevenção é o melhor caminho. Use capas protetoras à prova d’água e evite contatos perigosos com líquidos. Lembre-se das dicas acima para situações de emergência e esqueça o mito do arroz.
Entenda que o mito do arroz é apenas isso: um mito. Em vez de esperar por um milagre, adote medidas comprovadas para proteger seu celular com eficácia.